...

ADOLESCER

Maria Cristina de Souza Rêdes
Janeiro, 2006

O que é adolescer? Quando penso nesta palavra, me vem à cabeça a dor de ser. Mas, de ser o quê? Ou quem? É deixar de ser criança? É começar a idade adulta? É se tornar responsável pelos próprios atos? É ter a chave de casa? É vir a pé sozinha da escola? É ir a festas sem os pais? É poder “ficar” ou namorar? Como é difícil ser...Mas, ser quem?

São tantas mudanças. Mudanças de corpo, de pele, época dos aparelhos de dentes, dos óculos, cravos e espinhas que tanto atormentam. Época de tantas dúvidas... Será que sou bonita ou feia? Sou parecida com minha mãe, meu pai e meus avós. Mas, sou também parecida comigo? Mas, como eu sou? Estou sempre contestando. Contesto mãe, pai e quem mais vier! Estou sempre certa! Mas, certa de quê? Que difícil fase, que para fazer parte do grupo, tem que estar magra, sarada, andar, falar e se vestir como todos.  Nossa quanta incoerência! Estar grande para algumas coisas e pequena para outras. Ser independente para aquilo e completamente dependente para aquilo outro.

Falando assim, pode parecer simples e até engraçado. Mas, ao contrário, é tudo muito sério, doloroso e importante. Nossos adolescentes estão perdidos dentro do seu próprio mundo e precisam de alguém que os ajude a ordenar essa repentina desordem. Penso não existir uma fórmula no mundo capaz de solucionar tais problemas. Mas, para felicidade de todos, creio existir um ingrediente poderoso e infalível, que só através deste se pode conseguir a chave de entrada para esse tão único, complexo e turbulento momento: o amor!

É só com muito amor que se consegue perdoar, confiar, compreender, aceitar ou não, dizer sim e o tão temido não. É através dele que se pode dialogar, que se impõe e que se pode estar presente mesmo quando estamos ausentes. É através dele que se encontram parâmetros para mostrar o bem e o mal, o que se pode e o que não deve ser feito. E, finalmente, é com muito medo, mas, também, com muito amor que precisamos proteger sem esquecer também de deixar nossos queridos adolescentes viver para que possam crescer.


Conheça os locais onde estão nossos consultórios

Somos um grupo de psicólogos com sólida formação profissional e ampla experiência nas diferentes áreas da Psicologia Aplicada. Desenvolvemos nossas atividades em consultórios, hospitais, escolas, empresas e instituições, com o objetivo de proporcionar um atendimento psicológico de qualidade a um maior número de pessoas, atuando no estado do Rio de Janeiro.

...

Parceiros