CODEPSI

BUSCA AVANÇADA
< voltar

Ensaio

A Expressão da Sexualidade na Contemporaneidade *

Patrícia Palombini de Alencar
1/2005

mídia pode explorar o conceito através da veiculação em massa de cenas de sexo, de objetos vendidos com a promessa de potencialização do ato sexual e de estimulo a se ter relações com quem se quiser, no momento em que se quiser e também a falar abertamente de assuntos referentes a própria vida sexual em público, ou ao analista sem necessitar de muito pudor, ou sem a sensação de que se está tratando de um assunto diferente de qualquer outro.

Colocando as modificações culturais que nos trouxeram à sociedade atual frente as teorias psicanalíticas, aparece um paradoxo. Se para Freud (1930) a obtenção da felicidade está fortemente vinculada à expressão da sexualidade, poderíamos concluir que na sociedade atual permissiva e que prega a satisfação por parte dos indivíduos, a felicidade é soberana e que não existe mais atrito na relação individuo/sociedade. Todavia, sabemos que as coisas não ocorrem desta forma e que não podemos afirmar que as pessoas são mais felizes hoje em dia do que na modernidade. Mesmo em uma sociedade não caracterizada pela rigidez de limites e na qual o prazer é amplamente estimulado, as pessoas ainda sofrem. Será então que a expressão da sexualidade não tem mais influência direta sofre a felicidade? Algo diz que antes de conclusões precipitadas, deve-se voltar e ouvir um pouco mais Freud para se entender um pouco melhor a sociedade na qual ele vivia e o que denominou de sexualidade. Por conta deste fato, o trabalho apresentado tem como objetivo averiguar a questão exposta, estudando o conceito psicanalítico de sexualidade e as expressões desta na contemporaneidade.

Desenvolvimento

A Sexualidade em Freud

“Não só os desvios da vida sexual normal como também sua forma normal são determinados pelas manifestações infantis da sexualidade” (Freud,1905: 218)

O conceito de sexualidade perpassa toda a obra de Freud. Por esse motivo, expor o que Freud entendia como sexualidade é uma tarefa que seria de todo impossível neste trabalho. Pretende-se aqui, apenas fornecer um pequeno entendimento acerca do tema, para que se possa após ser exposto a questão da expressão da sexualidade no contemporâneo.

 

Página          10  11  12  13  
Página          10  11  12  13  
< voltar
Os textos podem ser divulgados ou reproduzidos, integralmente, desde que mantenham as informações sobre o autor e sobre a CODEPSI.

Telefone: (21) 4141-9087
© 2019 CODEPSI. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Créditos: D| Design Estratégico e Interage Solutions