CODEPSI

BUSCA AVANÇADA
< voltar

Resenha

Sobre a transitoriedade
(1916 [1915] )

Mariana Coutinho de O. Fontes
9/2006

 

 

Freud, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

Freud (1856-1939) é mais conhecido como o criador da Psicanálise. Mas foi também, ou principalmente, um dos maiores pensadores do séc.XX. Ele nos deixou textos importantes sobre a existência humana e a Cultura. Era um escritor de fôlego, produzindo de forma qualitativa e quantitativa impressionante, tanto em épocas de paz como de guerra, quando saudável ou muito doente, até o final de sua vida. 

 “Sobre a transitoriedade” é um pequeno ensaio escrito em 1915, a convite da Sociedade Goethe de Berlim, para um volume comemorativo a ser lançado no ano seguinte. Está na internet. É uma amostra representativa tanto do estilo literário de Freud, como de sua posição frente a grandes questões da humanidade (a impermanência da vida humana, o luto e a guerra). É também relevante sua maneira de encaminhar os argumentos, apresentando inicialmente posições diversas ou mesmo contrárias às que defende, para depois procurar dialogar com elas, sem radicalidade.

Freud inicia o texto pelo relato de uma conversa, ocorrida há bastante tempo, com um amigo e um jovem poeta, já famoso. Passeavam pelo campo, num dia de verão. O poeta admirava o esplendor da natureza, mas sem entusiasmo ou alegria. Perturbava-o a idéia de que tudo aquilo estava destinado a morrer no inverno, da mesma forma que a beleza humana e todas as obras que fossem fruto do poder criativo dos homens  sempre teriam um fim. Parecia-lhe que a transitoriedade tirava o valor daquilo que ele poderia amar ou admirar.

 

Página    
Página    
< voltar
Os textos podem ser divulgados ou reproduzidos, integralmente, desde que mantenham as informações sobre o autor e sobre a CODEPSI.

Telefone: (21) 4141-9087
© 2018 CODEPSI. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Créditos: D| Design Estratégico e Interage Solutions